Conscientes da transformação digital e dos desafios a ela associados, muitas empresas estão preocupadas em adotar tecnologias que lhes permitam ganhar vantagem competitiva no mercado. Contudo, este é apenas um lado da moeda. O reverso tem a ver com a cibersegurança, que deve, paralelamente, ganhar importância na agenda das empresas, num momento em que todos os dias são relatados ataques no ciberespaço.
Neste sentido, é importante perceber-se que não têm de ser necessariamente os técnicos de informática os únicos a terem esta preocupação dentro das organizações. Pode e deve surgir ao nível da gestão de topo, mas também dos seus funcionários, até porque no caso das microempresas, ou mesmo das pequenas e médias empresas (PME), maioritariamente não existe este departamento. Por isso, é necessário ter consciência de que é necessário saber navegar na internet de uma forma mais segura.
O CEDINTEC, em parceria com o Centro Nacional de Cibersegurança, organizou a conferência “Ser Ciberseguro – O que fazer?” que se realizou no dia 5 de dezembro, das 14h30 às 18h00, no Auditório da AIMMAP, no Porto.
Programa
14:30 Abertura
- Boas vindas Presidente AIMMAP
- Lino Santos, CNCS
- Marques dos Santos, CEDINTEC
15:00 Dois casos concretos
- Um caso de reação a um ataque, João Ricardo, MULTISAC.
- Boas práticas de ciberhigiene, Nuno Galveia, JERÓNIMO MARTINS
16:00 Networking com café
16:30 Autodiagnóstico do grau de maturidade de Cibersegurança
- Apresentação da ferramenta, Lino Santos, CNCS
17:30 Implementar recomendações
- Utilizar as metodologias da qualidade e certificação, Paulo Miguel, APCER
18:00 Encerramento
- Marques dos Santos, CEDINTEC
Morada:
Rua dos Plátanos, 197 (Entrada automóvel pela Rua dos Salazares, 842)
4100-414 Porto
Latitude: N 41° 10′ 30.014″ Longitude: W 8° 39′ 34.319″
Apoio: | ||